terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bolas e Chuteiras...

O Coutinho estava procurando um tema. Não só ele como sua equipe também. Todos bebendo a mesma água no mesmo gargalo. Lá em cima, no Nordeste, encontraram um assunto. A partir desse assunto surgiu um tema. E esse tema só foi encontrado pq havia vida. Tendo vida ficou fácil. Os cabelos brancos já mostravam conhecimento desse mundo. Fatos, histórias, vivências, ficções que se tornaram realidade e uma bagagem que não cabe em qualquer compartimento foi misturado e batido num liqüidificador, dali saiu a obra mais sensível do seu ser. Aquilo que dizia o que é viver, sobreviver, da forma mais nua, crua, e sem espaço para alguma estética padronizada. O retrato do sertão nordestino sem indagações. O que aquelas pessoas viam, o que viviam, o que sentiam, o que as rachaduras contavam sem tempo, espaço, cronologia.


Existe um intuito em fazer uma obra audiovisual. Independente de seu formato, é contar alguma coisa. A partir das lentes, da montagem, e antes até de um roteiro é a vontade de expressar uma idéia. Criá-la, ou incentivar uma existente depende do idealizador, da pecinha que está atrás de toda a estrutura e equipamento disponível.


Encontramos um assunto. Até antes da primeira pisada em campo, a Homeless World Cup. É um assunto sério? É um projeto interessante? Renderá bons frutos? Não importa. É um assunto. E assim, fomos. Sem sabermos o que encontraríamos, quem encontraríamos, o que poderíamos tirar dali. A palavra é guerrilha.


Em São Vicente vimos chuteiras invisíveis, gramado de areia, e traves quase levantadas na hora (se não fossem levantadas, seriam chinelos delimitando o gol). O que interessava era a bola rolando, os gritos de emoção, e a vontade de existir.


Já no Leblon, ternos e gravatas, marcas pelo redor, estrelas (da mídia e da vida), gringos e brasileiros, discursos e entrevistas, tudo e todos misturados, compunham o cenário do Lançamento do 8º Campeonato de Futebol Social.


Entre esse contraste, a Criôla assistindo, vivendo, sentindo e aprendendo na guerrilha o que é a diferença em fazer um produto e uma obra audiovisual.


Quando se desprende do estético, vê-se a dificuldade em montar um time.


Apresentamos: A Copa do Mundo de Futebol Social!



Nenhum comentário:

Postar um comentário